terça-feira, 16 de dezembro de 2014

10 lugares incríveis para conhecer no Brasil


1- Fernando de Noronha  

(Pernambuco)


Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas de origem vulcânica, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a nordeste da capital pernambucana, Recife.
Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, o arquipélago possui um delicado ecossistema. Há restrição no número de visitantes, mas os poucos afortunados são recompensados com praias inigualáveis e águas quentes, calmas e repletas de golfinhos e tartarugas marinhas, o que torna Noronha um dos melhores destinos de mergulho do mundo. Em terra, caminhe pelas trilhas ecológicas do Jardim Elizabeth, da Costa Esmeralda ou da Baía do Sancho, que culmina com uma descida por um conjunto íngreme de escadas esculpidas na divisão de uma falésia.




2- Cataratas do Iguaçu 

(Fronteira entre Brasil e Argentina)

As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina. A área total de ambos os parques nacionais, correspondem a 250 mil hectares de floresta subtropical. As cataratas foram eleitas em 21 de julho de 2009 como uma das 7 maravilhas naturais do mundo.



3- Porto de Galinhas

(Pernambuco)


Localizada no município de Ipojuca, a 70 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é emoldurada por piscinas naturais com águas mornas e transparentes repletas de peixes coloridos e jangadas deslizando de um lado para o outro na maré baixa. Mas tem também praias com ondas fortes, perfeitas para a prática de surf.
Apesar das ruas estreitas e da vida correr devagar em Porto de Galinhas, a vila ferve no verão, quando recebe turistas de todas as partes do Brasil, além de estrangeiros dos quatro cantos do planeta. Todos chegam atraídos pelos aquários naturais, entretanto, surpreendem-se com a riqueza de atrativos e opções de lazer da região, como passeios de "bugue", de jangada ou a cavalo, quase sempre emoldurados por coqueirais, areias brancas e um mar de nuances ora verdes, ora azuis.


4- Lençóis Maranhenses

(Maranhão)


Considerado um dos destinos mais bonitos do país, os Lençóis Maranhenses combinam quilômetros e quilômetros de dunas branquinhas pontilhadas por lagoas de água doce, ora azuis, ora verdes. A porta de entrada para o paraíso, protegido pelo status de Parque Nacional, é o município de Barreirinhas. De lá, é dada a largada para a exploração do cenário, que fica ainda mais exuberante entre os meses de junho e setembro, quando as lagoas estão completamente cheias. Se existir um paraíso reservado à humanidade, este deve ser uma cópia dos Lençóis. Areia branquinha, vento brando, calor agradável, lagoas azuis e verdes de várias tonalidades, ar puro... O pôr-do-sol aqui é um convite à outra viagem. A viagem interior, aos questionamentos do que vale realmente a pena na vida...


5- Armação dos Búzios

(Rio de Janeiro)

 Búzios é um dos balneários mais importantes do Brasil, localizado na Região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro. É uma cidade muito cosmopolita.A Península dos Búzios tem um clima suave, águas claras e vida marinha muito rica, onde pratica-se todo tipo de esporte: surf, kitesurf, caiaque, mergulho, pesca, vela, etc.
A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, a cidade é tão visitada por turistas do mundo inteiro que alguns a chamam de "a Saint-Tropez brasileira".
Entre as principais praias, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha,Tartaruga, Azeda, Brava e Olho-de-Boi, esta última é reservada para a prática do naturismo.


6- Chapada Diamantina

(Bahia)

A Chapada Diamantina reúne variados atrativos naturais e culturais, no coração do Estado da Bahia. Roteiro certo para quem busca paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura.

A vasta Mata Atlântica, campos floridos e planícies de um verde sem fim dividem a paisagem com toques de caatinga e cerrado. Imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras completam o cenário de rara beleza da Chapada Diamantina. 
Reduto de belezas naturais, a Chapada abarca uma diversidade grande de fauna e flora. São mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras. O Parque Nacional da Chapada Diamantina, criado na década de 80 do séc. XX, atua como órgão protetor de toda essa exuberância.
 


7- Pantanal

(Mato-Grosso, Mato-Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia.)

Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso, Mato-Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia. Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. O ecossistema é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Podemos encontrar, principalmente, as seguintes espécies: jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego,veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões).


8- Rua Gonçalo de Carvalho

(Rio Grande do Sul)


Em meio a um grande túnel de árvores está a rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, que ficou conhecida como “a rua mais bonita do mundo”. São quase 500 metros de calçadas onde mais de 100 árvores da espécie Tipuana estão enfileiradas. Algumas chegam a altura de um prédio de 7 andares fazendo com que a vista de cima seja ainda mais surpreendente.
Os moradores mais antigos contam que as Tipuanas foram plantadas na década de 1930 pelos funcionários de origem alemã que trabalhavam em uma cervejaria do bairro. Em 2005, a construção de um shopping ameaçou fazer mudanças na rua que poderiam acabar com as árvores. Foi quando os moradores se mobilizaram e conseguiram que a rua fosse decretada como Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental pelo município em 2006.
Em 2008, um biólogo português encontrou fotos da rua na internet e publicou em seu blog como “a rua mais bonita do mundo”. O apelido fez a rua ficar famosa mundialmente e hoje é um dos pontos turísticos da cidade.


9- Bonito

(Mato Grosso do Sul)


Bonito é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Pólo do ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios deáguas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, é o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico.

Ao flutuar pelos rios cristalinos cheios de peixes, caminhar pelas trilhas e tomar banho em cachoeiras limpíssimas, fica até difícil imaginar que tanta gente passa por ali, tamanha a preservação. Mesmo com toda a estrutura disponível aos turistas, muitos atrativos parecem intocados. Em Bonito, ninguém põe o pé sem antes fazer reserva, pagar taxa de visita e contratar um guia. Se por um lado essa organização se reflete em preços altos (só com passeios uma pessoa gasta, em média, R$ 140 por dia), de outro garante segurança e conforto aos visitantes.


10- Maracajaú

(Rio Grande do Norte)


Maracajaú é uma comunidade costeira localizada no município de Maxaranguape, no estado do Rio Grande do Norte. Conhecida como o caribe brasileiro, devido à belezas das praias e o azul do mar. É famosa pela barreira de corais popularmente chamada de parrachos, que está distante 7 Km da costa e que durante a maré baixa se transforma numa imensa piscina natural de água cristalina, onde é possível mergulhar em meio muitos peixes coloridos. Bastante preservadas, as formações abrigam rica fauna marinha como budiões, baiacus, robalos, polvos e moréias, vistos com máscara e snorkel.


sábado, 15 de março de 2014

Os 10 Países Mais Corruptos do Mund

Desde 1995, a ONG Transparency International divulga o Índice de Percepção da Corrupição, que classifica os países em relação ao grau de transparência. Os países com pontuação próxima de 100 são os que apresentam maior grau de transparência, enquanto os próximos de 0 são os mais corruptos e têm a menor eficiência das instituições sociais.
O Brasil ficou na 72ª posição.
Segue a lista com os piores índices de 2013:

1. Somália



2. Coréia do Norte



3. Afeganistão



4. Sudão



5. Sudão do Sul



6. Líbia



7. Iraque



8. Uzbequistão



9. Turcomenistão



10. Síria





Para ver a lista completa, acesse http://www.transparency.org/cpi2013/results


sexta-feira, 14 de março de 2014

As 7 Maravilhas da Rússia

1ª - Estátua da Mãe Pátria no Mamayev Kurgan


Mamayev Kurgan é uma colina no centro da cidade de Volgograd. Segundo a lenda nesta colina existiu outrora um posto de defesa fundado pelo Khan Mamay. Em 2 de fevereiro de 1943 depois de sangrentas lutas, foi nesta colina que terminou a batalha de Stalingrado.
O monumento em homenagem a essa batalha foi construído em 1959-1967. A figura principal do conjunto é a estátua da Mãe-Pátria de 52 metros de altura, que representa uma mulher empunhando uma espada.



2ª - Catedral de São Basílio


A Catedral principal da Praça Vermelha foi construída em 1555-1561 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. O nome oficial é o Templo da Mãe de Deus. A catedral foi edificada para comemorar a conquista do cantão de Kazan. Oito capelas que formam a catedral simbolizam os oito dias de batalhas decisivas pela conquista de Kazan. As capelas são agrupadas ao redor do corpo central da igreja.
A Catedral foi criada pelos arquitetos Barma e Postnik Yakovlev, que, segundo uma crença popular poderiam ter sido a mesma pessoa. Diz a lenda que Ivan, o Terrível, ao ver a beleza deste templo, mandou cegar os seus criadores para eles não poderem fazer mais nada igual.
Durante a época soviética a catedral foi filial do Museu Estatal Histórico. A partir 1991, foi aberta novamente ao culto.




3ª - Peterhof


Peterhof é um conjunto arquitetônico de palácios, criado no início do séc. XVII. Foi a residência de Verão de Pedro I, e o seu palácio preferido para as festas e recepções de gala, e o próprio czar participou na construção dos palácios. Pos­teriormente foi objeto de muitas modifica­ções e acréscimos. Os parques de Peterhof contam com 150 fontes e três cascatas. No período entre 1941 e 1944 os parques e os palácios ficaram nas mãos dos alemães nazistas que causaram uma enorme destruição. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial Peterhof foi rapidamente reconstruído.



4ª - Sete Colunas de rocha de Komi


O monumento geológico de Komi é constituído por sete colu­nas de 30 a 42 metros de altura. As colunas são o resultado da destruição de montanhas antigas causada, segundo dizem, pelo vento e pelas águas. Segundo a lenda do povo manei, as sete colunas são sete gigantes que há muito tempo atrás foram vencidos e transformados em pedra por um corajoso shaman.



5ª - Lago Baikal


Lago, cuja profundidade máxima atinge 1.637 metros (com a média de profundidade de 730 metros), foi formado há 25-30 milhões de anos. O lago contém cerca de 22% da água potável do mundo. O lago é alimentado por 336 rios e só o rio An-gara nasce nele. O lago Baikal tem cerca de 600 espécies de plantas e 1.200 es­pécies de animais, incluindo 50 tipos de peixes. No inverno este lago enorme fica coberto de gelo.



6ª - Vale dos Gêiseres


É um vale de origem vulcânica na península de Kamchatka, onde há dezenas de gêiseres, incluindo 20 grandes. A tem­peratura das nascentes quentes constitui 96-99 °C. O vale foi descoberto em 1941 pela geóloga Tatiana Ustinova e um guia-itelmen Anisifor Krupenin. O vale está situado no território de Reserva Natural Kronotski. Desde 1991 o Vale dos Gêiseres é vi­sitado por turistas. Em junho de 2007 muitas das nascentes foram inundadas, no entanto até maio de 2008 todas foram recuperadas, embora o lago que se formou só irá desaparecer daqui a 20-30 anos.



7ª - Monte Elbrus


O ponto mais alto da Rússia e da Europa, no passado remoto foi um vulcão. A montanha é formada por duas cordilheiras de 5.642 e 5.621 metros de altura divididas por uma "sela". Dezenas de geleiras são alimentadas pelo pico Elbrus coberto com gelo e neves eternas.
O primeiro a conquistar o Elbrus foi o cabardino Kilar Khashirov em 1829. No entanto, ele conseguiu conquistar o pico mais baixo e o mais alto só foi conquistado em 1874. Hoje em dia a montanha tem muita popularidade entre os turistas e praticantes de esqui. O Elbrus é famoso pelas suas enormes geleiras, cuja superfície atinge os 144 km².




Fonte:http://www.porturusso.pt/index.php/russia/40-7-maravilhas-da-r%C3%BAssia 


10 curiosidades sobre a China


1 – A população chinesa alcançou em 2011 a marca de 1.226.718.015 de pessoas e em relação à economia, o país já ultrapassou em 2013 os EUA, tornando-se líder do comércio global;
 
2 – Por causa do controle de natalidade imposto pelo governo, cada casal pode ter apenas um filho, o que resultou numa geração com aproximadamente 90 milhões de chineses sem irmãos;

3 – Neste país, nascem 119 meninos para 100 meninas. Por isso, estimativas revelam que no ano de 2020 pelo menos 30 milhões de homens ficarão solteiros por não conseguirem companheiras para casar;

4 - Mais de 20% da população mundial está na China;

5- Os chineses arrotam sem nenhuma preocupação. É muito normal para eles. Em algumas regiões, não arrotar na mesa, logo após a comida  seria um sinal de falta de educação, pois seria o mesmo que dizer que a refeição estava ruim;

6 - O número de internautas na China já superou os Estados Unidos, com 220 milhões de usuários;

7-A cada 10 famílias chinesas, pelo menos três possuem um dos avós morando junto;

8- Na China há uma região administrativa especial, chamada Macau, que foi colonizada pelos portugueses, e que tenta até hoje preservar o idioma dos colonizadores na região;

9- O total do número de celulares na China aumentou de 87 milhões (em 2000) para 432 milhões atualmente;

10 - O território chinês abrange 4 fusos horários, entretanto todo o país adota a hora de Pequim. Isso faz o sol nascer às 4 da manhã no leste do país e no oeste às 9h. 



Fontes: http://www.brasilescola.com/china/curiosidades-china.htm  e  http://aiesec.blog.br/china/

quarta-feira, 12 de março de 2014

As 8 cidades mais bonitas da África

1 - Cidade do Cabo (África do Sul)

Recheada de belas trilhas, parques e praias badaladas , é um eterno convite à vida animada. mas mistura a tudo isso bons museus, bonitas igrejas e castelos, e um ambiente cosmopolita que se revela em bares, restaurantes, lojas e hotéis design. Considerada uma das cidades mais bonitas do mundo, a Cidade do Cabo é merecidamente o destino mais procurado da África!



2 - Cairo (Egito)

Com o seu peso histórico, econômico e político, é considerada a cidade mais importante, não só no Egito mas também no Mundo Árabe e na África, pois se encontra ali a sede da Liga Árabe, e também a sede da Federação Africana de Futebol. O centro atual da cidade é a "Praça de Tahrir" onde se encontram uns dos mais importantes edifícios da cidade sobretudo o Museu Egípcio e muitas instituições Públicas e privadas. Várias das principais atrações turísticas da cidade se aglomeram no denominado centro histórico, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.




3- Nairobi (Quênia)


Conhecida como a capital do safari da África, Nairobi é uma cidade moderna cheia de energia, que serve como uma fascinante introdução à vida selvagem e à vida noturna. As boates são movimentadíssimas, as lojas e os mercados fervilham, e uma mistura de restaurantes testará o seu paladar nesse antigo poço de Massai. Os principais pontos turísticos são o Museu Karen Blixen, o Giraffe Centre e os rinocerontes negros do Parque Nacional de Nairobi. O pequeno centro da cidade é um local seguro para fazer caminhada, e os táxis facilitam o acesso às outras áreas.




4 - Durban (África do Sul)


Durban é uma cidade de personalidade múltipla e o "melting pot" do país. Ali convivem indianos, zulus, brancos e mestiços, que se juntam no mercado Vitória, uma das principais atrações da cidade, que ainda divide as atenções com a água e o mergulho dos surfistas em ondas perfeitas.Os muitos dias de sol durante o ano na cidade litorânea proporcionam ondas boas e muita diversão para seus turistas.




5 - Windhoek (Namíbia)


Compacta, limpa e segura. Sem exageros, esses são os adjetivos que melhor definem Windhoek, a capital de um dos países mais fascinantes do sul do continente africano, a Namíbia.
Seu pequeno e tranquilo centro financeiro concentra os principais atrativos turísticos da cidade com construções de estilos trazidos da Europa e ruas de nomes complexos que não negam seu passado. É ali, entre edifícios coloniais alemães e mulheres negras de coloridas roupas tradicionais, que a África se encontra com a Europa. O resultado é um país que, aos poucos, vai encontrando seu espaço!




6 - Joanesburgo (África do Sul) 


Joanesburgo é a maior cidade da África do Sul, é o centro econômico e financeiro do país, além de ter tem uma das 40 maiores áreas metropolitanas do mundo e ser uma cidade global. A cidade originou-se em 1886 após a descoberta de ouro, causando grande influxo de migrantes para a região. Atualmente, a mineração ainda é importante para a economia local, embora sua participação seja cada vez menor, devido ao declínio das reservas e o crescimento do setor de serviços e indústrias na região.




7 - Tânger (Marrocos)

Tânger já foi uma das metrópoles mais cosmopolitas do Mediterrâneo. Muitos europeus ainda vivem lá.
Apelidado de "Portal para a África", é uma das mais vibrantes, misteriosas e interessantes cidades do Marrocos.
Localizada a 60 km de Gibraltar, e 14 quilômetros de Tarifa, não é uma cidade muito marroquina, europeia ou africana, mas sim uma mistura das três culturas. É uma cidade que vale a pena conhecer!




8 - Abidjan (Costa do Marfim)


Considerada a cidade mais importante da Costa do Marfim, Abidjan, foi a capital entre os 
anos de 1934 a 1983. Atualmente a capital administrativa e política da Costa do Marfim é Yamoussoukro. A população de Abidjan chega em torno de 4 milhões de habitantes, deixando a cidade como a segunda maior cidade de toda a África Ocidental.A cidade é a base econômica da região, tornado-se um centro industrial, comercial e cultural importantíssimo. Tem como marca principal uma área fértil com alta produção de café e frutas. Em sua indústria, tem destaque na produção têxtil, produtos metálicos, plásticos, petróleo e borracha. Quanto ao turismo, a cidade conta com uma grande quantidade de restaurantes, hotéis e sítios o que a torna muita badalada à noite.